Impulsionado
por sabatina realizada pelo programa de TV “Roda Viva”, o debate sobre o deputado
federal e pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro mobilizou 717.308
publicações no Twitter entre as 20h de segunda (30) e as 8h de terça (31),
cerca de 60 mil tuites por hora.
O volume
registrado em 12 horas é equivalente a cerca de 65% das menções sobre o
presidenciável computadas nos sete dias anteriores (de 23 a 29 de julho). O
pico de referências ocorreu por volta das 23h, quando foram
registradas
aproximadamente 40% das menções e uma média de 4,6 mil tuites por minuto.
Entre as
hashtags mais utilizadas, #bolsonaronorodaviva esteve presente em 33% das
menções, e parte delas tende a direcionar críticas aos jornalistas. A #rodaviva
foi citada em 27% das postagens e usada em críticas às falas do pré-candidato.
As
interações motivadas pela entrevista de Jair Bolsonaro no “Roda Viva” geraram
dois principais grupos de discussões, com posições opostas no debate. O maior
deles, em laranja no mapa a seguir, agregou mais de 54,2% das contas em
interação e é composto de perfis que se posicionam de forma contrária ao
deputado federal. O segundo maior grupo, em verde, tem cerca de 26% dos perfis
e demonstra apoio a Bolsonaro. Também foram identificados dois grupos menores
(rosa e cinza), com quase 5% dos perfis, cada. A presença de robôs não foi
significativa na análise.
O grupo
verde, por sua vez, demonstra apoio a Bolsonaro e é composto majoritariamente
de perfis alinhados à direita. O grupo exalta a performance do deputado na
sabatina e direciona críticas aos entrevistadores do programa — citam
especialmente a fala de uma das entrevistadoras sobre voto impresso e o uso
Wikipedia como fonte por outro. Os usuários defendem ainda as posições do
pré-candidato a respeito das minorias e ironizam aqueles que buscam soluções
menos autoritárias para a segurança. Parte das publicações do grupo também
demonstra apoio a Bolsonaro por oferecer uma contraposição à esquerda no país.
Em
proporção muito menor, o grupo cinza demonstra preocupação sobre como o
jornalismo tem lidado com Bolsonaro, o que, segundo os usuários, poderia
culminar na eleição do pré-candidato. No principal tuíte do grupo, um usuário
reclama da ênfase das perguntas nas controvérsias de Bolsonaro, e não em suas
propostas, o que daria força para o pré-candidato, que sabe responder sobre
polêmicas, mas não falar de forma concreta sobre o futuro. Já o grupo rosa
demonstra oposição a Bolsonaro de forma similar ao grupo laranja, mas com um
debate puxado primordialmente pelo perfil @sincerojesuis, que faz postagens em
tom jocoso contra Bolsonaro. (DP)
Quarta-feira,
1º de agosto, 2018 ás 00:05
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