Liberdade de expressão

“É fácil submeter povos livres: basta retirar – lhes o direito de expressão”. Marechal Manoel Luís Osório, Marquês do Erval -15 de abril de 1866

Seja nosso seguidor

Seguidores

01 agosto, 2018

Pelo menos 14 senadores vão disputar o governo de seus estados nas eleições de outubro


Pelo menos 14 senadores vão disputar o governo de seus estados nas eleições de outubro. Com mandatos de oito anos, com exceção de João Capiberibe (PSB-AP), que está em seu último ano de mandato, todos estão com vaga garantida no Senado até 2023.

Para o analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, entre as razões para as candidaturas está a imagem desgastada do Congresso perante a sociedade, mas não é só isso. “Uma das grandes motivações é que, para eles, é um desconforto grande o deslocamento do estado de origem para Brasília toda semana. O segundo fator é que governador tem muito mais poder, mais status que senador”, avaliou.

Há ainda os casos em que a candidatura é posta para reforçar o grupo político ao qual o senador ou senadora pertencem. Segundo o cientista político e professor da Universidade de Brasília, Lúcio Remuzat Rennó, além de mandato, em comum, esses parlamentares têm nomes consolidados, cabos eleitorais fidelizados e base definida. “São pessoas que têm enorme visibilidade nos estado e uma influência grande na estrutura partidária, isso os credencia para disputa de cargos majoritários. Essa é uma tendência natural no mundo todo. Nos Estados Unidos, é muito comum senadores se candidatarem aos estados”, lembrou.

Suplente

O analista observa que nessa eleição a indicação de parentes de senadores, ou de postulantes ao Senado, tem ganhado força para ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados. Um exemplo disso é o do senador João Capiperibe. Ele tenta emplacar o filho Camilo Capiberibe na Câmara. O movimento contrário também ocorre. Deputados federais que vão tentar uma vaga no Senado querem os filhos na Câmara. É o caso de Silvio Costa (Avante-PE) que quer ver Silvio Costa Filho (PRB-PE), ocupando uma cadeira de deputado federal.

Veja os senadores pré-candidatos a governos estaduais:
1 – Gladson Cameli (PP-AC) – mandato até 2023
2 – Omar Aziz (PSD-AM) – mandato até 2023
3 – Davi Alcolumbre (DEM-AP) – mandato até 2023
4 – Rose de Freitas (Pode-ES) – mandato até 2023
5 – Ronaldo Caiado (DEM-GO) – mandato até 2023
6 – Roberto Rocha (PSDB-MA) – mandato até 2023
7 – Antonio Anastasia (PSDB-MG) – mandato até 2023
8 – Wellington Fagundes (PR-MT) – mandato até 2023
9 – Paulo Rocha (PT-PA) – mandato até 2023
10 – José Maranhão (MDB-PB) – mandato até 2023
11 – Romário (Pode-RJ) – mandato até 2023
12 – Fátima Bezerra (PT-RN) – mandato até 2023
13 – Acir Gurgacz (PDT-RO) – mandato até 2023
14 – João Capiberibe (PSB-AP) – mandato até 2019 (ABr)


Quarta-feira, 1º de agosto, 2018 ás 18:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário