Pesquisa
feita pelo instituto Ideia Big Data com exclusividade para VEJA mostrou que o
pré-candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, tem uma base sólida de
eleitores e se mostra como um forte candidato às eleições presidenciais de
2018. No entanto, o levantamento traz uma notícia ruim para o deputado: se ele é
um sucesso entre os eleitores homens, o mesmo não pode se dizer das mulheres.
Os 14% de
intenção de voto estimulada que o candidato ostenta na pesquisa são a balança
entre 22% de eleitores homens e apenas 7% de eleitoras mulheres, uma diferença
de mais de três vezes. Nos cenários estimulados, nos quais há uma lista de
candidatos, o voto em Bolsonaro vai de 26% a 28% entre eles e de 11% a 12%
entre elas.
Em seu
histórico, o pré-candidato carrega alguns acontecimentos que jogam contra sua
influência junto ao eleitorado feminino, uma vez que ele já defendeu a redução
da licença-maternidade e já brincou que teve uma filha mulher por uma
“fraquejada”, após quatro filhos homens.
O voto em
Bolsonaro, diz o levantamento exclusivo do Ideia Big Data, é maior entre jovens
(faixas de 16 a 24 e de 25 a 34 anos), escolarizados (maior entre quem tem
ensino médio e ensino superior), ricos (nas faixas com maior renda familiar) e
oriundos das regiões Norte e Centro-Oeste do país.
O oposto
do deputado, quando o assunto é a análise dos dados por gênero, é a
pré-candidata da Rede, Marina Silva. A ex-ministra tem, entre os homens, de 7%
a 12% das intenções de voto, enquanto entre as mulheres esse número parte dos
mesmos 12% e pode chegar a até 17%.
A
diferença é tão discrepante que no cenário mais extremo para os dois, quando o
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não concorre e é substituído pelo
ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), Marina fica em primeiro lugar,
superando o pré-candidato do PSL para além da margem de erro, de dois pontos
percentuais, para mais ou para menos. Nesse cenário, considerando apenas as
mulheres, ela tem 17% das intenções de voto; ele, 12%.
O voto em
Marina Silva é mais frequente entre mulheres jovens, igualmente distribuídas
entre as faixas de escolaridade e majoritariamente das classes média e média
baixa. A intenção de voto dela é maior no Norte e no Sudeste.
A pesquisa
do Ideia Big Data entrevistou 2 036 eleitores no total, distribuídos entre 134
municípios em 25 estados e no Distrito Federal, entre os dias 20 e 23 de julho.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a
identificação BR-04178/2018. (VEJA)
Sexta-feira,
27 de julho, 2018 ás 18:00
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