De
acordo com notícias recentes, os partidos do chamado “centrão” (PP, DEM, PR, SD
e PRB) decidiram formar uma aliança com o PSDB de Geraldo Alckmin. Embora o
anúncio esteja previsto para quinta-feira da semana que vem, a aliança
significa que a fatia de tempo na TV e rádio do PSDB chegaria a 50%.
De
acordo com o Monitor Semanal das Eleições do Itaú, mais de 40% do tempo de TV
historicamente faz diferença (veja o gráfico abaixo). Mesmo com as plataformas
digitais, é importante notar que 21 milhões dos lares brasileiros ainda não
tinha acesso à internet em 2016, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílios do IBGE, feita em fevereiro.
O
gráfico revela que uma aliança com uma grande fatia é geralmente capaz de
ganhar entre 5 e 11 pontos percentuais de intenção de voto durante a campanha
Uma
mega coalizão entre partidos similares ao PSDB já era esperada por analistas
políticos, então o acúmulo de tempo de publicidade não é uma novidade. Com a
aliança, os outros partidos ficam com uma parcela mais fragmentada do tempo. A
aliança com o centrão era o objeto de desejo de mais de um candidato. (Victor
Fermino)
Sábado,
21 de julho, 2018 ás 12:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário