O
Facebook anunciou mudanças em suas configurações de privacidade para permitir
que os usuários aumentem a proteção de seus dados. Entre as novidades estão a
possibilidade de “limpar” os dados que a plataforma compartilha com terceiros,
além de novas configurações de perfil e avisos de login.
As
medidas foram divulgadas por ocasião do Dia Internacional da Privacidade de
Dados, celebrado ontem (28). O Facebook vem sendo criticado nos últimos anos
pelo uso que faz das informações de seus usuários. O emprego de dados de
dezenas de milhões de pessoas para fins de manipulação de eleições e processos
pela empresa Cambridge Analytica colocou a empresa em evidência.
Com
o recurso “Atividade
Fora do Facebook”, o usuário pode configurar as informações que
empresas e instituições compartilham com a plataforma, como as visitas
realizadas aos sites delas. O usuário pode clicar em “gerenciar sua atividade
fora do Facebook” e optar pela exclusão dos dados – ou “desconectar o
histórico” na linguagem da plataforma. Ao configurar esse recurso como teste
durante a redação desta matéria, o repórter descobriu que 262 aplicativos e
sites enviavam dados para o Facebook. Veja um guia rápido para desabilitar os
acessos:
A
ferramenta permite também desativar a atividade fora do FB a partir do momento
do ajuste feito pelo usuário. Contudo, isso não impede o compartilhamento de
dados por terceiros, que continuarão sendo procedidos “para fins de mensuração
e para fazer melhorias em nossos sistemas de anúncios, mas estará desconectada
da sua conta”, explica a página do mecanismo. Anúncios continuarão sendo
exibidos com base nas preferências e na atividade do usuário na rede social.
Na
ferramenta de “Verificação de
Privacidade”, na seção “configuração de dados”, o usuário pode gerir as
informações disponibilizadas pelo Facebook a terceiros. Esse acesso ocorre por
diversas ferramentas da plataforma, como o login utilizando a conta do FB. É
possível definir quais apps e sites podem manter este acesso, ou retirá-los da
lista.
Na
seção “quem pode ver o que você compartilha”, uma das funções é definir o grau
de visibilidade das informações do usuário. Registros como telefone, e-mail,
escola e cidade, além das próprias publicações na plataforma, podem ser
ajustados para acesso público, por amigos, por amigos dos amigos ou apenas pelo
próprio usuário. É possível bloquear e gerir a lista de pessoas colocadas em
cada uma dessas listas.
Por
meio da nova ferramenta, o usuário pode ainda controlar quem pode lhe enviar
solicitações de amizade, se qualquer pessoa na rede social ou apenas amigos de
amigos.
Em
mensagem publicada no site da companhia, o diretor-executivo, Mark Zuckerberg,
afirmou que o intuito das mudanças é fazer com que o usuário “possa entender e
gerenciar facilmente suas informações, por isso fortalecer seus controles de
privacidade é tão importante”.
Para
a organização internacional de defesa da privacidade Eletronic Frontier
Foundation (EFF), o anúncio foi um “bom passo”, mas uma “medida incompleta”,
tanto pelo desconhecimento da população quanto por não cessar a coleta intensa
de dados dos usuários.
“Nós
sabemos que usuários dificilmente vão ajustar suas configurações. Nos Estados
Unidos, 75% dos adultos não conhecem as preferências de anúncio. A ferramenta
não cobre todas as formas pelas quais o Facebook coleta e monetiza os dados dos
usuários. Estes continuarão sendo objeto de anúncios segmentados”, pondera a
coordenadora de pesquisa em direitos dos consumidores e vigilância da entidade,
Gennie Gebhart. (ABr)
Quinta-feira,
30 de janeiro, 2020 ás 00:05
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