As
vendas em shoppings centers de todo o país tiveram crescimento nominal (sem
considerar a inflação) de 6% neste período do Natal, na comparação com o
período ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Lojistas
de Shopping (Alshop) divulgada hoje (26), na capital paulista. O faturamento
estimado, que levou em conta o mês de dezembro, foi de R$ 51,2 bilhões.
De
acordo com Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, a alta de 6% significa inversão
da curva de queda, já que, nos últimos dois natais, o setor havia apresentado
retração. “A gente pode festejar”, disse Sahyoun. No ano passado, houve queda
3% no Natal. Em 2015, a redução foi de 2%.
“São
boas perspectivas com todas as reformas, a taxa de desemprego caindo, as contas
inativas do FGTS, que injetaram mais de R$ 44 bilhões, o saque do PIS/Pasep e a
taxa Selic em 7%. Estamos tendo um retorno ao emprego, de forma lenta, mas é
importante essa recuperação. São todos números importantes para esse inicio de
retomada do crescimento”, avaliou Sahyoun.
Faturamento
anual
A
estimativa é que os 773 shoppings brasileiros tenham movimentado R$ 147,5
bilhões durante o ano de 2017, alta de 5% em relação a 2016. Por segmentos,
brinquedos respondem pelo maior crescimento, correspondente a 10%. Em segundo
lugar estão óculos, bijuterias e acessórios, com 9,5%. Artigos para animais de
estimação ficaram em terceiro lugar, com 7,5%. Eletrodomésticos e celulares
tiveram 6% cada um.
A
maioria dos pagamentos para as vendas realizadas em shoppings (55%) foi com
cartões de débito e crédito. Já 25% utilizaram o próprio cartão ou carnê da
loja. Em menor escala, 10% optaram por cheques e 10% pagaram em dinheiro.
Consumidor
A
pesquisa do perfil do consumidor aponta que 52% são mulheres e 48%, homens. A
frequência é semanal para 48%, quinzenal para 17%, mensal para 14% e ocasional
para 19%. Os principais motivos para a visita são comprar (35%), passear (20%),
alimentar (15%), usar banco ou caixa eletrônico (12%), usar serviços variados
(7%) e ir ao cinema (3%).
A
maior parte dos shoppings está localizada na Região Sudeste do país (50,54%).
Em seguida estão o Sul (17,51%), o Nordeste (16,79%), Centro-Oeste (9,75%) e
Norte (5,42%). Este ano, foram inaugurados 12 novos shoppings no Brasil, menos
que os 20 inaugurados no ano passado. Estão em construção 43 shoppings, com
previsão de inauguração para os próximos três anos. (ABr)
Terça-feira,
26 de dezembro, 2017 ás 11hs00
Nenhum comentário:
Postar um comentário