Segundo
levantamento feito pelo banco Itaú BBA para o jornal Folha de S.Paulo, os
projetos de infraestrutura já contratados ou engatilhados têm um potencial de
investimento de R$ 339 bilhões nos próximos anos. Do total, R$ 291,6 bilhões
devem se concentrar em cinco anos – ou seja, a maior parte ocorrerá no governo
Jair Bolsonaro.
São
obras do porte da rodovia BR-364/365, que liga Uberlândia (MG) a Jataí (GO), ou
da ferrovia Norte-Sul, em construção há cerca de 30 anos, mas que tem trechos
com edital já publicado e leilão marcado para março.
É
possível que o potencial de investimento seja ainda maior, segundo Rogério
Yamashita, chefe de infraestrutura e logística na área de project finance do
Itaú BBA.
“Temos
conversado com o governo e ele tem um planejamento enorme de projetos para
serem realizados e que não estão mapeados aqui porque ainda são ideias. O que
colocamos nas previsões são projetos que já têm estudos”, diz ele.
O
setor de energia elétrica é o principal responsável por esses investimentos já
mapeados. Do valor total, R$ 202 bilhões deverão ser investidos em novas usinas
geradoras e linhas de transmissão.
Em
seguida, vem o setor de transportes, com projetos de rodovias (R$ 79 bilhões),
aeroportos (R$ 34 bilhões) e ferrovias (R$ 24 bilhões).
Apesar
das cifras bilionárias, o valor está longe do ideal, avalia Claudio Frischtak,
presidente da Inter.B, especializada em infraestrutura.
Para
ele, em um cenário otimista, uma retomada significativa ocorrerá apenas em três
anos, a partir de 2022.
Em
2019, os investimentos em infraestrutura deverão representar 1,6% do PIB
(Produto Interno Bruto) brasileiro, apontam cálculos da consultoria. A taxa
ficaria em um patamar semelhante à do ano passado, de 1,7% do PIB.
O
ideal, diz Frischtak, era que os investimentos chegassem a 4% da economia do
país.
(Com
informações da FolhaPress)
Sábado,
05 de janeiro, 2019 ás 16:00
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