A
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou terça-feira(24/01) a
implantação de um sistema de alerta para catástrofes naturais. Usuários de
telefones móveis receberão uma mensagem por celular que servirá de alerta em
caso de iminência de desastres naturais. Os avisos serão enviados pelo Centro
Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil dos
estados e municípios.
Segundo
a agência reguladora, a implantação do projeto está a cargo da própria Anatel,
em parceria com a Defesa Civil, e contará ainda com o trabalho das empresas de
telecomunicações. O projeto-piloto será ativado inicialmente em 20 municípios
de Santa Catarina, onde moram cerca de 500 mil habitantes. Estas cidades foram
escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes,
entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.
A
partir de 1º de fevereiro, os usuários de telefonia móvel que moram nas cidades
selecionadas receberão uma mensagem convocando para adesão ao projeto-piloto:
"Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com
alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de
interesse". Além disso, será realizada campanha de divulgação nos meios de
comunicação destas cidades. O serviço de alerta via SMS ficará a cargo das
empresas de telecomunicações, sem ônus para os cofres públicos.
Os
SMS começarão a ser enviados em caso de alertas de desastres naturais a partir
de 7 de fevereiro. O projeto-piloto terá duração de 120 dias e, em maio, será
feita uma avaliação durante 65 dias. Se necessário, será feita uma revisão do
projeto. Em julho, o serviço começará a ser disponibilizado para outros
municípios de todo o país. O Cenad vai montar um cronograma para a sua
implantação.
Terça-feira,
24 de Janeiro de 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário