O
presidente Jair Bolsonaro disse quarta-feira (31/07) que a assinatura do
contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional
(TO) e Estrela D'Oeste (SP) vai baratear de forma substancial o frete de
mercadorias no país. A ferrovia é um dos principais canais para escoamento da
produção agrícola do país e a previsão é que as operações no tramo central
tenham início até o final de 2019.
“A
[Ferrovia Norte-Sul] é a espinha dorsal de transporte no Brasil. [Com a entrada
em operação] vai baratear o frete e como consequência a mercadoria na ponta da
linha chega na ponta mais barata para o consumidor, a gente vai consumir menos
óleo diesel, menos acidente nas estradas”, disse o presidente durante a
cerimônia de assinatura do contrato, em Anápolis (GO).
Com
um total de 1.537 KM, o trecho concedido da Norte-Sul é dividido em dois
tramos. O primeiro, central, entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (SP) com
extensão de 855 km; e o tramo sul, abrangendo o trecho Ouro Verde de Goiás (GO)
e Estrela D’Oeste (SP), com extensão de 682 km. A previsão é que este segundo
entre em operação em 2021.
Durante
a cerimônia, Bolsonaro comentou ainda o fato de o presidente dos Estados
Unidos, Donald Trump, ter citado seu filho, Eduardo Bolsonaro, possível
indicado para ser embaixador do Brasil nos EUA, durante uma conversa com a
imprensa norte-americana.
“No
dia de ontem fiquei muito feliz quando o presidente Donald Trump citou o meu
nome como uma pessoa de confiança da parte dele para investimentos no Brasil
para aprimorar laços comerciais... e mais ainda, elogiou o meu filho Eduardo
Bolsonaro, tendo em vista a minha intenção de indicá-lo para ser embaixador
brasileiro nos Estados Unidos”, disse.
Ontem
(30), o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, disse na
capital paulista que os Estados Unidos têm interesse em fechar um acordo de
livre comércio com o Brasil. Ele ressaltou, no entanto, que muitas etapas de
negociação comercial ainda precisam ser cumpridas, e não quis estimar o tempo
necessário para que o acordo possa ser fechado. Hoje, o secretário
norte-americano tem reunião marcada em Brasília com o presidente Bolsonaro.
Após
a cerimônia, durante coletiva, Bolsonaro também falou sobre o novo
contingenciamento no orçamento da União de R$ 1,442 bilhão. O ministério mais
atingido foi o da Cidadania, que teve mais R$ 619,166 milhões congelados. Em
seguida, vem a Educação, com R$ 348,471 milhões contingenciados.
“Se
não fizer isso eu vou para o impeachment. E não vamos pedalar, não vamos
descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse. “Eu não quero culpar quem
nos antecedeu, mas pegamos a União, o Estado quebrado e temos que buscar
maneira de solucionar.”, afirmou o presidente.
Norte-Sul
A
assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul ocorreu no pátio do
Porto Seco Centro-Oeste, no setor agroindustrial do município de Anápolis.
Antes da assinatura, Bolsonaro vestiu um colete dos operários que trabalham na
ferrovia e passou ao redor dos trilhos. O presidente subiu ainda em uma
locomotiva estacionada na Ferrovia Norte-Sul.
A
concessão da ferrovia foi arrematada pela empresa Rumo S.A, em leilão realizado
em março. A empresa, que atua em serviços de logística de transporte
ferroviário, ganhou o certame ao oferecer um lance de pouco mais de R$ 2,719
bilhões um ágio de 100,92% ao lance mínimo pedido pelo governo, de R$ 1,3
bilhão. O contrato tem duração e 30 anos e prevê a administração dos dois
trechos da Norte-Sul, de um total de 1.537 quilômetros.
Na
avaliação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a Norte-Sul
vai potencializar o transporte ferroviário no país, duplicando a sua
participação no transporte de mercadorias em oito anos.
“Nós
vamos criar competição e a participação do modo ferroviário vai sair dos atuais
15% pra quase 30%, em oito anos. Nós vamos começar a ver o trem passar com
contêiner empilhado saindo de Goiás e indo para são Paulo, e no sentido
oposto”, disse. No futuro, nós vamos sair da Zona Franca de Manaus e entregar a
carga em Porto Alegre. Vamos ligar o Brasil por trilhos”, acrescentou.
Próximas
concessões
O
ministro destacou que o governo trabalha para integrar a ferrovia com outras
linhas com a concessão de mais ferrovias. Entre elas, a Ferrovia de Integração
Oeste-Leste (Fiol), que liga Caetité ao porto de Ilhéus, na Bahia e a
Ferrogrão, ligando Sinop (MT) a Miritituba (PA), que beneficia a produção
agrícola do Mato Grosso. A previsão é que os editais saiam entre 2019 e o
início de 2020. Outro ponto é a prorrogação de contratos já existentes.
“Vamos
fazer a prorrogação das malhas que representam vantagem para a administração.
Em vez de botar o dinheiro de outorga nos cofres do Tesouro Nacional, a gente
está capturando esse dinheiro no sistema ferroviário. Estamos pegando uma
outorga e obrigando a fazer uma construção ferroviária com essa outorga e, no
final das contas, é uma forma criativa de colocar dinheiro para dentro e
colocar infraestrutura para dentro”, disse o ministro. (ABr)
Quarta-feira,
31 de julho, 2019 ás 17:00
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