O
brasileiro vai gastar menos este ano com o presente para o Dia das Mães, aponta
pesquisa especial da Sondagem do Consumidor do Instituto Brasileiro de Economia
da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), divulgada sexta-feira (10/05), no Rio de
Janeiro. Feita com 1.737 pessoas entre os dias 2 e 20 de abril, a pesquisa
revela que o preço médio apontado para a data caiu 3,1%, passando de R$ 67,1,
em 2018, para R$ 65 este ano.
O
percentual de brasileiros que pretendem gastar menos (35,3%) está maior do que
aquele com intenção de gastar mais (6,8%), disse o economista Rodolpho Tobler,
coordenador das Sondagens da FGV Ibre. "Isso é um pouco normal. Ano após
ano é natural que os consumidores digam que pretendem gastar menos. O
percentual melhorou em relação a 2018 [37,1%], mas ainda é um percentual
baixo".
Tobler
disse que a parcela da população que deseja gastar mais com o presente das mães
(6,8%) é positiva, "porque é o maior percentual desde 2014, que é o início
da recessão. Mas a gente ainda tem aí um saldo de 71,5 pontos percentuais, que
é o nosso indicador de consumidores com intenção de compra para o Dia das Mães.
Ou seja, tem mais consumidores dizendo que vão gastar menos do que gastar
mais".
O
indicador da FGV Ibre resulta do saldo de respostas mais 100, em pontos
percentuais. Quando ele está abaixo de 100, significa que tem mais consumidores
dizendo que vão gastar menos do que gastar mais. Quando o indicador está acima
de 100 pontos, tem mais consumidores dizendo que vão gastar mais, esclareceu o
pesquisador. Em 2018, o indicador atingia 69,3 pontos.
Faixas
de renda
A
intenção de efetuar um gasto menor com os presentes para a data este ano se
espalhou para todas as faixas de renda. "Mostra que é uma dinâmica geral.
Não é específico de algum grupo de consumidores", disse Tobler. A maior
queda ocorreu entre as famílias que ganham de R$ 4,8 mil a R$ 9,6 mil mensais,
em que o gasto caiu de R$ 74,1 para R$ 71,1.
Tobler
disse que com as incertezas em relação à economia, ainda muito elevadas, os
próprios consumidores mostram um pouco mais de cautela com os gastos e isso
acaba refletindo no preço do presente para o Dia das Mães.
Vestuário
foi o presente mais citado pelos consumidores este ano (52,3%), mantendo
tendência observada desde 2017 (55%) e 2018 (50,4%). Em segundo lugar em termos
de preferência para presentear as mães este ano estão os segmentos de
perfumaria (10,5%), calçados (4,6%) e artigos para casa (4,6%). O fato de
vestuário oferecer produtos para todos os bolsos facilita ao consumidor
encontrar uma opção que mais convém ao seu bolso, disse Tobler.
Inflação
Outra
pesquisa da FGV Ibre mostra que a inflação dos produtos e serviços mais
procurados no período subiram, em média, 3% nos últimos 12 meses compreendidos
entre maio de 2018 e abril de 2019, mas ficaram abaixo da inflação geral medida
pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), cuja variação atingiu 5,19%.
Separando
os dois grupos, serviços para o Dia das Mães aumentaram 3,74%, enquanto a
inflação dos presentes ficou em 1,92%. O responsável pela pesquisa Igor Lino
destacou que no ano passado a inflação de presentes foi ainda menor (1,32%).
"Mas, também, a inflação estava bem mais baixa. O IPC estava em
2,98%".
Do
total de 27 itens de presentes selecionados para o levantamento da FGV Ibre,
sete mostraram alta acima da inflação e cinco apresentaram retração. Entre as
maiores altas, destaque para máquina de lavar (6,85%), cintos e bolsas (6,15%),
livros não didáticos (5,97%) e geladeira e freezer (5,51%). Mostraram queda
aparelho de televisão (-4,67%) e aparelho de som (-1,68%).
Entre
os serviços, puxaram a inflação para cima excursão e tour (10,41%) e cinemas
(5,84%). No sentido oposto, teatro registrou a maior queda (-11,42%). Igor Lino
recomendou aos consumidores ficar atentos para as ofertas que são tradicionais
nessa data, no comércio. (ABr)
Domingo,
12 de maio, 2019 ás 11:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário