Os cerca de 2 mil serviços públicos
federais fornecidos pela internet poderão ser avaliados em um clique. A Secretaria
de Governo Digital criou uma página onde o cidadão poderá avaliar e sugerir
melhorias nos serviços digitalizados oferecidos pelo portal gov.br.
Os interessados deverão inscrever-se no endereço: gov.br/pesquisacomusuarios.
Pessoas de todo o país podem participar. Os voluntários serão entrevistados
remotamente. Após a conclusão da pesquisa, os participantes receberão um
certificado online
e serão informados de novidades e de melhorias no serviço avaliado.
Segundo
o Ministério da Economia, a pesquisa é essencial para tornar os serviços
públicos digitais mais simples e acessíveis à população, ao permitir ao governo
verificar eventuais dificuldades na interação com o meio digital. Na avaliação
da Secretaria de Governo Digital, as chances de recomendação do serviço
aumentam à medida que o cidadão está satisfeito com a qualidade.
A
avaliação integra a Estratégia de Governo Digital 2020–2022, lançada em abril.
Nos próximos meses, estão programadas pesquisas sobre a emissão do Certificado
de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) por meio do aplicativo da
Carteira Digital de Trânsito e a prova de vida para serviços do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS), que poderá ser simplificada com o uso de
biometria.
Antes
do lançamento da estratégia 2020–2022, o governo vinha fazendo pesquisas com o
cidadão. Desde o início de 2019, foram entrevistadas cerca de 2 mil pessoas
sobre o aprimoramento de serviços como a Carteira de Trabalho Digital, o
eSocial e o Portal Gov.br.
Atualmente,
o governo federal oferece mais de 3,5 mil serviços à sociedade. Desse total,
57% são fornecidos por meios digitais (sites ou aplicativos). Entre as metas da
estratégia, está a digitalização de 100% dos serviços públicos federais até o
fim de 2022. (ABr)
Domingo,
28 de junho, 2020 ás 10:00
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