O
uso do celular para acessar a internet cresceu no Brasil. Os aparelhos são o
principal meio de acesso à rede no país, usados por quase todos os brasileiros.
As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua -
Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) 2018, divulgada quarta-feira
(29/04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Até
o ano passado, três em cada quatro brasileiros tinham acesso à internet e,
entre eles, o celular era o equipamento mais usado. Entre 2017 e 2018, o
percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessaram a internet pelo celular
passou de 97% para 98,1%. O aparelho é usado tanto na área rural, por 97,9%
daqueles que acessam a internet, quanto nas cidades, por 98,1%.
“A
gente fez a investigação do acesso dos domicílios à internet por qualquer
aparelho e viu que cresceu - 79,1% dos domicílios têm acesso à rede - e isso
aumentou principalmente por meio do telefone celular”, diz a gerente da Pnad
Contínua, Maria Lucia Vieira.
Os
dados mostram que 79,3% dos brasileiros com 10 anos ou mais têm aparelhos
celulares para uso pessoal, com ou sem internet. Esse percentual era 78,2% em
2017. No mesmo ano, 84,4% das pessoas com aparelhos móveis tinham também acesso
à rede por meio deles. Esse índice aumentou para 88,5% em 2018.
Entre
aqueles que não têm celular no Brasil, 28% alegam que o aparelho telefônico é
caro; 24,2%, que falta interesse em ter o equipamento, 19,8%, que não sabem
usar; e 16,6%,que costumam usar o celular de outra pessoa.
Enquanto
o celular ganha espaço, outros equipamentos perdem. O uso de computadores caiu
de 56,6% para 50,7% e de tablets, de 14,3% para 12% de 2017 para 2018.
De
acordo com o IBGE, 95,7% dos brasileiros que têm acesso à internet usam a rede
para enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos de
mensagens, como o whatsApp, telegram, entre outros. O percentual se manteve
mais ou menos o mesmo desde 2017, quando era 95,5%.
A
maioria, 88,1%, também disse usar a internet para fazer ligações de voz ou
vídeo. Esse índice aumentou em relação aos 83,8% de 2017.
Os
filmes e as séries ganharam espaço. Aumentou o percentual daqueles que disseram
acessar a internet para assistir a vídeos. Esse índice passou de 81,8% em 2017 para
86,1% em 2018. Por outro lado, o percentual de pessoas que acessaram a internet
com a finalidade de enviar e receber e-mails apresentou queda, passando de
66,2% para 63,2%.
Junto
com o gosto pelos vídeos vem também o aumento do acesso à internet pela
televisão. “Um dado interessante é o crescimento do acesso à rede por meio das
TVs e isso está alinhado com os motivos para acessar a internet. Uma das
principais finalidades que as pessoas alegam, além de enviar e receber
mensagens, é assistir a vídeos e séries”, diz Maria Lucia.
A
pesquisa mostra que o percentual das pessoas que acessaram a internet pela TV
aumentou de 16,3%, em 2017, para 23,1%, no ano passado.
Esta
é a terceira vez que a (Pnad) compila dados sobre Tecnologia da Informação e
Comunicação. Os dados referem-se ao quarto trimestre de 2018. A pesquisa trata
do acesso à internet e à televisão nos domicílios particulares permanentes e do
acesso à internet e à posse de telefone móvel celular para as pessoas de 10
anos ou mais de idade, o que equivale a um total de cerca de 181,9 milhões de
pessoas. (ABr)
Quarta-feira,
29 de Abril, 2020 ás 10:00
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