Com o aumento das oportunidades, profissionais buscam carreiras mais sólidas.
Os concursos públicos vêm sendo motivo de grandes expectativas. O aumento do número de vagas abertas nos últimos nove anos tem deixado muitas pessoas esperançosas em busca de uma carreira mais sólida, com segurança e tranquilidade.
O esforço é grande e há diversas ofertas. Existem vagas abertas por todo Brasil e para todos os níveis de escolaridade, que oferecem os mais variados tipos de cargos e salários.
No entanto, quem foca apenas nos concursos que oferecem um salário maior, sem levar em consideração a aptidão profissional para a vaga que está sendo oferecida, pode acabar indo da glória à frustração após a aprovação no concurso.
É preciso escolher levando também em conta as necessidades pessoais e ter em mente que a seleção é semelhante à de outros processos seletivos – com a diferença de que, neste caso, o esforço depende somente de você para atingir o sucesso.
É fundamental que o candidato não se preocupe somente com a preparação técnica, mas também com a emocional, que poderá fazer a diferença na construção das ideias na hora da prova.
De acordo com Fernando Elias José, psicólogo e especialista em psicoterapia cognitivo-comportamental, “com o passar dos anos e com a experiência que adquiri com atendimentos a concursandos, observei que a preparação para um concurso público pode ser dividida em três partes: 47% em conhecimento técnico, 47% em conhecimento emocional e 6% de sorte”.
Ele é da opinião que esses dados são empíricos, “mas posso afirmar que, quanto maior o conhecimento técnico e emocional, maior será a sorte e vice-versa”.
Ele também recomenda que “construa sua caminhada com objetivos e metas claras, não desista nos primeiros obstáculos. Concurso é uma boa opção de trabalho, mas requer esforço e dedicação. Se você está disposto a enfrentar essa trajetória, batalhe e boa sorte!”.
Os concurseiros de Águas Lindas já passaram por duas oportunidades, e estão para passar por mais um concurso publico , espero que ninguém se decepcione e tão pouco se frustre caso passe e venha ser chamado a exercer a função.
Hoje boa parte dos efetivos do município fizeram concurso para uma função e hoje estão desviados de função se estivesse satisfeito na função não teria aceito mudar de função.
Postado pela Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário