Liberdade de expressão

“É fácil submeter povos livres: basta retirar – lhes o direito de expressão”. Marechal Manoel Luís Osório, Marquês do Erval -15 de abril de 1866

Seja nosso seguidor

Seguidores

03 agosto, 2015

VENCER UMA ELEIÇÃO SEM TER CONDIÇÕES DE GOVERNAR É SUICÍDIO POLÍTICO. COM COLLOR, DILMA E ROLLEMBERG FOI ASSIM





Estou lendo pela segunda vez o livro “Notícias do Planalto”, que mostra a queda e a ascensão do ex-presidente Fernando Collor. A eleição de 1989 foi ímpar na história do Brasil. Nem Collor nem Lula tinham condições de governar um país acabado de sair dos braços da ditadura militar. O presidencialismo de coalizão não funcionaria de forma alguma no início dos anos 1990, visto a quantidade de partidos que disputaram a presidência na eleição de 89. Analisando pelo conjunto, a primeira eleição direta pós-ditadura foi a mais baixa de todos os tempos. Os candidatos só faltavam se digladiarem na arena dos debates. As acusações iam de uso de drogas a pedidos para abortar a própria filha.

Collor venceu. E a primeira tentativa de “cortar os pulsos” foi aplicar um estelionato eleitoral na nação, confiscando a poupança de todos os brasileiros, quando na campanha acusava o seu adversário (Lula) de ter tal intenção se fosse eleito. Mas o suicídio político de Collor começou quando registrou sua candidatura ao Planalto no TSE. Um político, vindo de um estado pequeno, sem expressão nacional, teria condições de governar? Claro que não. Só se criasse 39 ministérios, como fez o PT, e os repartisse entre todos os partidos. E olhe lá. Veio o impeachment – não foi por causa de corrupção – e Collor caiu.

Na eleição de 2014, dois candidatos venceram sem ter condições políticas de governar o Brasil e o DF. Repetindo Collor, a presidente Dilma Rousseff, durante a campanha, acusou seu adversário (Aécio Neves) de querer promover um arrocho no país, aumentando os juros, os preços da gasolina, água e energia. E o que vimos após a disputa? Dilma aumentando tudo. Mais uma vez ouso dizer que a impopularidade da presidente não se deve apenas ao petrolão, mas sim ao descumprimento de promessas feitas em campanha. Ao contrário de Collor, Dilma tem uma base ampla no Congresso Nacional, capaz de sustentar seu governo. Contudo, o desgaste da presidente é tão grande que os deputados e senadores que a apoiam, com medo de receberem o abraço do tamanduá ou o beijo da morte, estão isolando Dilma e votando contra o governo. Para eles, pega mal apoiar o governo mais impopular da história do Brasil.


Já fiz um artigo onde mostro que Dilma tomou um “tiro no pé” de seu próprio marqueteiro, o soberbo João Santana, que, além de ter feito a candidata presidente mentir descaradamente durante a campanha eleitoral, teve ainda coragem de zombar dos adversários de Dilma. O suicídio político da presidente foi prometer uma coisa e fazer outra, talvez pensando que depois seria absolvida pelo povo.

Em Brasília, a eleição para governador caiu no colo do senador e candidato Rodrigo Rollemberg. A verdade é que em janeiro do ano passado, dificilmente Rollemberg acreditaria que seria eleito governador. A ideia de sua candidatura ao GDF foi para manter seu nome em evidência no cenário político, visto que o mandato de senador é de oito anos, o que pode atrapalhar pretensões futuras, caso o parlamentar não mantenha seu nome em destaque a cada quatro anos. Para isso, precisa se candidatar a governador no meio do mandato, algo que acontece muito em outros estados. No caso de Rollemberg, foi apenas, como eu disse, para manter seu nome em evidência e plantar a semente para 2018, onde concluiria seu mandato no Senado, faltando agora só chegar ao Palácio do Buriti.

O PSB não têm quadros na cidade. Diferentemente de outros estados, como em Pernambuco, em Brasília o partido é nanico. Como então Rollemberg teria condições de governar uma cidade pequena, mas complexa, como Brasília? Além disso, cheia de problemas oriundos de outras gestões? Para vencer, a ideia foi transmitir um otimismo exacerbado ao brasiliense, mostrando que tudo não passa de atitude, que agora o DF teria alguém que tinha “atitude pra mudar”, como se fosse fácil e simples assim.

Como podem reparar, Rollemberg tem uma fábrica imensa para gerir, mas não tem gente capacitada para fazer a engrenagem funcionar. Não bastasse a falta de preparo, o governo começou muito atrapalhado, com graves problemas de relacionamento com outras instituições, apesar do empenho e espírito conciliador do secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas, que tentou apagar por diversas vezes o incêndio gerado pelo próprio governo.

A afobação faz com que políticos queiram dar um passo maior que as pernas. Hoje podemos constatar que teria sido muito melhor, politicamente falando, que Collor, Dilma e Rollemberg tivessem perdido a eleição para ganhar depois. Collor venceria facilmente a eleição de 1994, após o fracasso que seria o governo radical e estatizante de Lula. Dilma ou Lula voltaria em 2018, pois quem teria que promover os arrochos pela gastança dela e do ex-presidente seria o PSDB. Rollemberg teria chances reais de suceder Frejat, que já estaria com a idade avançada daqui a três anos e meio. Ainda acho difícil o governo Rollemberg “ressuscitar”. O suicídio político já foi cometido. Quanto a Dilma, o “cadáver” já está em estado avançado de decomposição. E Collor? Este “morreu”, foi “sepultado” pelo povo brasileiro e “ressuscitado” pelos alagoanos, mas foi “morto” novamente, dessa vez pelo petrolão.

Por Fred Lima

Segunda-feira, 03 de agosto, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário