Liberdade de expressão

“É fácil submeter povos livres: basta retirar – lhes o direito de expressão”. Marechal Manoel Luís Osório, Marquês do Erval -15 de abril de 1866

Seja nosso seguidor

Seguidores

09 agosto, 2011

Base de Marconi deve eleger maioria dos prefeitos das grandes cidades


 Foto Montagem 

Cristian Gomes (Santa Helena), Luiz Bittencourt (Senador Canedo),
Jânio Darrot (Trindade), Hildo do Candango (Águas Lindas)  são quatro nomes fortes da base marconista.
Na semana passada, secretários do governo Marconi Perillo e tucanos examinaram e comemoraram o resultado de algumas pesquisas. Eles concluíram que, a julgar pelos números de hoje, a base governista considera que só há três casos efetivamente perdidos, quando se refere a grandes e médias cidades: Jataí, Anápolis e Aparecida de Goiânia. Em Jataí, o prefeito Humberto Machado, do PMDB, tende a ser reeleito. Em Anápolis, até por não ter adversário, Antônio Gomide, do PT, lidera, disparado. Em Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, do PMDB, lidera com folga. Não tem rivais.

Na maioria das grandes e médias cidades, a base marconista lidera. Em Goiânia, o senador Demóstenes Torres, do DEM, é o primeiro colocado, na frente do prefeito Paulo Garcia, do PT, e do deputado Sandes Junior, do PP. Em Senador Canedo, o prefeito Túlio Sérvio, do PSB, lidera, mas não é apontado pela população como líder inconteste (tanto que, nos levantamentos espontâneos, ainda aparece o nome do ex-prefeito Vanderlan Cardoso). Acredita-se que um candidato consistente (como Luiz Bittencourt) pode derrotá-lo. Em Luziânia, maior cidade do Entorno do Distrito Federal, o prefeito Célio Silveira deve fazer o sucessor, talvez Eliseu Melo, do PMDB (a caminho do PSDB ou do PSB).

Em Caldas Novas, os pré-candidatos mais sólidos, Magda Mofatto, do PTB, e Evandro Magal, do PP, apoiam o governo Marconi. Em Morrinhos, os principais nomes, Rogério Troncoso, do PTB, e Eneida Figueiredo, do PSDB, são marconistas. Chico Bala, apoiado pelo prefeito José Gomes, deve ser eleito em Itumbiara Jardel Sebba, do PSDB, é o favorito em Catalão, com o prefeito Velomar Rios, do PMDB, bem atrás. O PSDB deve ganhar em Santa Helena com o jovem Cristian Gomes (ainda no PMDB). O petebista Hildo do Candango deve ser eleito em Águas Lindas. Gláucia Melo, do PTB (talvez migre para o PSDB), aproxima-se do líder Eronildo Valadares, do PMDB, em Porangatu. Em Valparaíso, a prefeita tucana Lêda Borges, embora com desgaste, permanece forte.

Em Iporá, Naçoitan Leite, do PSDB, desta feita deve ser eleito. Em Trindade, quando a pesquisa aponta apenas dois candidatos, o prefeito Ricardo Fortunato, do PMDB, e Jânio Darrot, do PSDB, o segundo dispara. Jânio é favorito, porque a rejeição do prefeito é alta e, tudo indica, incontornável.

Em Mineiros, apesar do desgaste da prefeita Neiba Barcellos, há possibilidade de a base marconista fazer o prefeito, principalmente se o candidato for José Mário Schreiner, um empresário rural competente e um líder classista eficiente (é presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás). O peemedebista Agenor Rezende, embora com a imagem de político decadente, é forte.

Em Formosa, apesar da presença forte de Ernesto Roller, do PP (a caminho do PMDB), o prefeito Pedro Ivo, do PP, deve ser reeleito. Corre por fora Itamar Barreto, do DEM. Em Uruaçu, o nome mais respeitável é o do tucano Walmir Pedro, do PSDB. O prefeito Lourenço Pereira Filho, do PP, está desgastado. Aliado de Alcides Rodrigues e Sérgio Caiado, e habitué da produtora de Jorcelino Braga — que deverá ser seu marqueteiro —, Lourenço começou bem, mas desandou.

Fonte: Jornal Opção primeira semana de agosto
Terça – feira, 9/8/2011 ás 6h:05
Postado pela redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário