Liberdade de expressão

“É fácil submeter povos livres: basta retirar – lhes o direito de expressão”. Marechal Manoel Luís Osório, Marquês do Erval -15 de abril de 1866

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25 junho, 2023

BANCOS DIGITAIS VIRAM DOR DE CABEÇA PARA CLIENTES


Os bancos digitais estão entre as instituições com a maior quantidade de reclamações, de acordo com ranking do Banco Central (BC), divulgado periodicamente pela instituição. O Banco Inter é o segundo colocado, C6 Bank é o terceiro e o PagBank ocupa a quarta posição. Na sequência aparecem os bancos digitais Neon (10º), Original (12º), Nubank (14º) e AME Digital (15º). Os índices se referem ao primeiro trimestre de 2023. Problemas técnicos têm afetado diversos clientes, como relatou a assessora Raíza Rodrigues à reportagem da Jovem Pan News.

 

Ela teve sua conta cancelada sem qualquer aviso prévio e viu, de uma hora para outra, seu vínculo com o C6 Bank desaparecer: “Eu tentei ficar com eles um tempinho, para fazer transferência sempre dava problema e para receber. O banco estava sempre fora do ar, e aí chegou uma hora que a minha conta foi cancelada automaticamente. Depois eles retornaram o contato comigo para eu reativar a minha conta, que eles mesmos tinham cancelado, e eu preferi não retornar.”

 

A autônoma Jéssica Maeiro relatou outra experiência traumática com o C6 Bank. A mãe dela verificou débitos em sua conta relacionados a um empréstimo que nunca fez, e agora terá que recorrer à Justiça para reivindicar seus direitos. “Vou ter um advogado, no caso da Defensoria Pública ou um particular, para a gente dar entrada a um processo judicial para fazer a perícia das assinaturas, porque com certeza fraudaram a assinatura da minha mãe. Se há dois modos de fazer um empréstimo, que no caso é segurando a documentação da pessoa para fazer online ou com assinatura, um dos dois jeitos foi fraudado e a gente quer muito saber como foi feito, porque tem muitos casos aí de aposentados com empréstimos indevidos e muitos casos como o da minha mãe, que nem sequer percebeu e, de pouquinho, em pouquinho, vai descontando e logo não recebe mais nada.”

 

O C6 Bank esteve envolvido em uma polêmica recente relacionada ao show da cantora Taylor Swift. Fãs foram às redes sociais manifestar sua revolta com a comercialização dos ingressos. O banco anunciou que consumidores que usassem seus cartões de crédito teriam acesso exclusivo à pré-venda dos tickets para o evento. Porém, milhares de clientes que não foram atendidos ficaram frustrados. A estudante de publicidade Emanuelle Moreira teve um caso conturbado com outro banco digital, o Nubank. Ela conta que sofreu prejuízo de cerca de R$ 15 mil, pois em um golpe fizeram um empréstimo em seu nome. De acordo com ela, a falta de celeridade no atendimento ao cliente foi traumática.

 

“Eu vejo uma experiência para não ter conta digital. Infelizmente, é uma experiência que eu passei. Eu perdi um valor alto nessas transações realizadas e a experiência é péssima, porque o atendimento que a gente tem em um banco presencial, por exemplo, que você tem a oportunidade de ir lá resolver uma situação dessas. No banco digital, você não tem. Você tem que ficar 24 horas ligando, ficar acessando o e-mail toda hora, para ver se vai ter o retorno por e-mail.”

 

Os problemas com os bancos digitais não se resumem apenas às contas, mas também se estendem às maquininhas. A cabeleireira Luciana Costa revela o descaso do PagBank, que não teria cumprido o prometido em relação à antecipação de parcelas de uma venda. “Foram feitas vendas na maquininha e, conforme o combinado, seria com o pagamento no dia seguinte, e isso não aconteceu. Eu tive que aguardar um parcelamento de três meses. O que ocorre é que, para o pequeno empresário, para quem está aí na luta do dia a dia, você conta com esses valores para fazer o seu giro.”

 

Como o assunto diz respeito às finanças pessoais, o atendimento aos clientes com problemas é fundamental. O professor de regulamentação do mercado financeiro do Insper Marcelo Godke assinala que há uma preferência pelos bancos tradicionais devido à possibilidade de uma assistência presencial: “[O banco tradicional] tem uma dificuldade um pouco maior de ser utilizado, principalmente se eu tiver que ir à agência. Então cria uma barreira natural, dificulta a utilização. Mas, por outro lado, também dificulta a fraude. Nada é impossível, mas me parece que o tradicional ainda é um pouco mais seguro. Vai caber às instituições bancárias se adaptarem e às fintechs também se adaptarem para essa nova realidade, para aumentar o nível de segurança.”

 

Em nota enviada à Jovem Pan News, o C6 Bank declarou que “a redução de reclamações e o aumento do índice de solução nos canais internos são prioridades”. O banco também afirma que as ações implementadas já se refletem no ranking do Banco Central, que mostra a oitava melhora seguida no índice do banco. O Nubank também se posicionou em nota: “Um de nossos compromissos é oferecer às pessoas produtos fáceis de usar e um atendimento humano e eficiente sempre que os clientes precisam de alguma assistência. Parte desse trabalho vem sendo reconhecida trimestralmente no ranking de reclamações do Bacen, posicionando o Nubank entre os melhores colocados”. O comunicado acrescenta que o banco no último trimestre ocupou o penúltimo lugar da lista, ou seja, com os menores índices de reclamação do mercado. Para preservar o sigilo bancário, o Nubank não comenta casos específicos, mas está em contato direto com a reclamante consultada pela reportagem para prestar os esclarecimentos necessários. Em comunicado, o PagBank informa que “preza pela satisfação de seus clientes e adota diretrizes e práticas que buscam atender os anseios de pessoas que fazem de nossa companhia um banco digital completo”. “É nosso compromisso aprimorar, cada vez mais, os produtos e serviços oferecidos aos clientes, além de buscar incessantemente a resolução para as questões que possam surgir nestas relações”, conclui mensagem.

 

*Jovem Pan.

Domingo, 25 de junho 2023 às 14:05  


   

 

23 junho, 2023

APLICATIVOS QUE VOCÊ DEVE EXCLUIR DO SEU CELULAR PARA EVITAR QUE SUA CONTA BANCÁRIA SEJA ESVAZIADA

Se você valoriza seu dinheiro suado (e quem não valoriza?), há um alarme tocando no mundo da cibersegurança que você deve prestar atenção. Especialistas destacaram um par de aplicativos móveis potencialmente perigosos que podem expor seus fundos bancários a personagens indesejáveis na internet.

 

Já ouviu falar do termo phishing? É uma prática obscura em que os cibercriminosos te enganam para entregar seus detalhes de login, normalmente através de uma tela de login aparentemente legítima, mas, no final das contas, enganosa. Imagine entrar numa armadilha pensando que é uma loja de doces. Nada doce, certo?

 

Desta vez, eles foram além. Dentro de dois aplicativos aparentemente inocentes, se esconde um vírus Trojan conhecido como Xenomorph, segundo o El Pais. Como o cavalo mitológico, ele se infiltra no seu celular e causa estragos, não na antiga Tróia, mas na sua moderna conta bancária.

Aplicativo 1 – Todo: Day Manager

 

O primeiro a ser cortado é o Todo: Day Manager. Embora se apresente como seu assistente pessoal, organizando suas tarefas do dia, ele esconde um segredo sujo. Dentro de seu código, o Trojan Xenomorph está à espreita, pronto para pular e pegar seus dados bancários e outras informações financeiras sensíveis.

 

Depois que esse pedaço de código mal-intencionado revira seus dados, ele canaliza tudo para servidores externos geridos por cibercriminosos, deixando sua conta bancária como alvo principal para saques. Para se proteger, dê um chute no Todo: Day Manager e não se esqueça de alterar suas senhas bancárias com frequência.

Aplicativo 2 – Expense Keeper

 

O Expense Keeper é o segundo aplicativo com Trojan que você precisa estar alerta. Embora prometa ajudar a controlar suas despesas, ele é o que realmente está observando.

 

Com o Trojan Xenomorph como seu parceiro, esse aplicativo pode facilmente saquear os detalhes da sua conta bancária e outras informações financeiras, deixando você com uma carteira vazia e uma sensação de desconforto. Como um gato invisível, ele também pode redirecionar fundos da sua conta para a dos cibercriminosos, deixando você a descoberto até que seja tarde demais.

 

Para máxima segurança, remova o Expense Keeper do seu dispositivo imediatamente, fique de olho nas suas transações bancárias e lembre-se de alterar suas senhas com frequência.

Compreendendo a Ameaça Xenomorph

 

Este perigoso malware chamado Xenomorph ganhou destaque como a principal ameaça escondida nesses dois aplicativos desonestos. É um infiltrado sorrateiro, especialista em roubar informações sensíveis, especialmente qualquer coisa ligada aos seus detalhes bancários.

 

Este Trojan tornou-se uma força a ser reconhecida para os usuários do Android, geralmente se infiltrando através de aplicativos infectados disponíveis na Play Store. O pior de tudo, ele envia todos os dados roubados para servidores controlados por cibercriminosos, que então usam para todo tipo de fraude financeira, transações não autorizadas e extorsão.

 

Um toque extra de perigo reside no fato de que o vírus Xenomorph pode funcionar sem ser detectado em segundo plano. É um verdadeiro lobo em pele de cordeiro, se misturando tão bem que os sistemas antivírus convencionais podem falhar em detectá-lo.

 

No entanto, não é tudo tristeza e desgraça. Mantendo nossos aplicativos atualizados, evitando downloads de fontes duvidosas e verificando regularmente as permissões dos aplicativos, podemos construir uma forte linha de defesa contra esse inimigo cibernético. Lembre-se, no mundo digital, prevenir é melhor que remediar.

*Variedades

Sexta-feira, 23 de junho 2023 às 12:44  


   

22 junho, 2023

CUIDADO PARA NÃO ESVAZIAREM SUA CONTA BANCÁRIA!

 

Em nosso mundo impulsionado pela tecnologia digital, o surgimento dos aplicativos de conta bancária tem se tornado um divisor de águas para transações financeiras.

 

Porém, com essa facilidade surgem os potenciais riscos de golpes e fraudes. Aqui está como você pode aprimorar a segurança do aplicativo de sua conta bancária e desfrutar de transações sem complicações, sem se preocupar em perder seu dinheiro para criminosos virtuais.

Trave-o de Verdade

 

Assim que você desembalar seu novo smartphone, dê prioridade para definir uma senha forte de bloqueio. Se o seu aparelho cair em mãos erradas, uma senha robusta age como um guarda confiável, dificultando o acesso indesejado à sua conta bancária.

 

Embora a biometria e o reconhecimento facial possam parecer futuristas e convenientes, eles não são totalmente infalíveis. Utilize-os como camadas adicionais de segurança, com uma senha numérica como base.

Senhas: Quanto Mais, Melhor, Principalmente para Contas Bancárias

 

É tentador usar uma única senha para todos os seus aplicativos de contas bancárias. É simples e fácil de lembrar, certo? Mas aqui está o negócio: isso é arriscado.

 

Opte por senhas únicas para cada aplicativo bancário, a fim de fortalecer a sua fortaleza de segurança digital. Escolha senhas fortes e complexas e nunca as deixe por aí, especialmente em seu celular.

Bloqueio Automático: Seu Guarda de Segurança Silencioso

 

Ative a função de bloqueio automático do seu celular. Esse truque esperto reduz a janela de oportunidade para que alguém acesse seus aplicativos de conta bancária quando o dispositivo estiver desbloqueado. Configure o tempo mais curto possível, como 20 segundos, e veja seu guarda de segurança silencioso entrar em ação.

A Magia de um Código PIN

 

Adicionar um código de acesso PIN para o seu cartão SIM é outro excelente escudo para afastar intrusos. Ele solicita a senha cada vez que seu dispositivo é reiniciado. Isso serve como uma proteção contra alguém que utilize a função “esqueci a senha” para aplicar um golpe em você. Essa opção pode ser encontrada nos ajustes do seu sistema.

Não Salve Dados de Cartão

 

Apesar da facilidade, resista à tentação de salvar os detalhes do seu cartão no celular. Incluir dados como agência bancária, número da conta ou detalhes do cartão de crédito em outros aplicativos pode ser uma caixa de Pandora digital. Sim, é prático, mas é um atalho arriscado.

Esconda Seus Aplicativos Importantes

 

Fora de vista, fora da mente! Esconda aplicativos importantes (como os de conta bancária) no seu smartphone. Em iPhones, isso pode ser feito movendo os aplicativos para a biblioteca, tornando-os mais difíceis de serem encontrados. Usuários de Samsung podem utilizar a função de pasta segura para armazenar arquivos e aplicativos.

Evasão de E-mail

 

Ao configurar um e-mail para recuperação de conta, evite usar o que está vinculado ao seu telefone. Se o seu telefone for roubado, o acesso a esse e-mail pode ser comprometido. Em vez disso, utilize um e-mail separado que não esteja conectado ao seu dispositivo móvel.

A Importância do IMEI

 

Por fim, familiarize-se com o número IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do seu telefone – é como o documento de identidade do seu smartphone. Se você precisar registrar um boletim de ocorrência ou bloquear remotamente o seu telefone, esse número será útil.

 

Os aplicativos de contas bancárias vieram para ficar e estão facilitando nossas vidas a cada dia. Porém, com grande conveniência vem grande responsabilidade. Ao seguir essas medidas simples, porém eficazes, de segurança, você pode desfrutar dos benefícios desses aplicativos, ao mesmo tempo em que se mantém um passo à frente dos potenciais ameaças de segurança.

*Variedades

Quinta-feira, 22 de junho 2023 às 14:37