Liberdade de expressão

“É fácil submeter povos livres: basta retirar – lhes o direito de expressão”. Marechal Manoel Luís Osório, Marquês do Erval -15 de abril de 1866

Seja nosso seguidor

Seguidores

21 setembro, 2021

CONSÓRCIO DE PROVEDORES REGIONAIS CRITICAM FORMA COMO O EDITAL DO 5G ESTÁ ESTRUTURADO

 

A pressa do governo federal para passar o edital do 5G pode atrasar a chegada da tecnologia em 95% dos municípios brasileiros, de acordo com Iniciativa 5G Brasil, um consórcio de provedores regionais.

 

Juntos, esses provedores atendem cerca de 95% das cidades brasileiras, e afirmam que as condições impostas no edital os prejudicam. Para as empresas, o leilão irá privilegiar operadoras de telefonia de grande porte, deixando o interior do país e o agronegócio de lado.

 

"A entrada desses provedores [da Iniciativa 5G Brasil] ampliaria o potencial de exploração do 5G para os municípios do interior do país onde eles já atuam de forma abrangente, mas que não são economicamente vantajosos para as grandes empresas com sedes e investimentos nas capitais", diz nota do grupo.

 

Quando a primeira versão do edital do 5G foi apresentada, a iniciativa afirma que pediu por alterações que beneficiassem os provedores regionais. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), porém, alegou que não havia tempo hábil para as mudanças, ainda segundo a iniciativa.

 

"Seria necessário trabalhar com duas frequências para ter alcance e largura de banda. Com apenas uma, é como se nós entrássemos 'mancos' no mercado. Teríamos o avião, mas não o combustível para voar", compara o presidente institucional da Iniciativa 5G Brasil, Suelismar Caetano. "Como no certame, o leiloamento dessas frequências se dará em etapas distintas, há o risco de ganhar uma e perder a outra, o que inviabilizaria financeiramente o negócio de qualquer novo entrante, pois a conta não fecha", conclui.

 

Por outro lado, o Ministério das Comunicações argumenta que a participação dos provedores regionais de internet está garantida no leilão do 5G, com os lotes de frequências regionais.

 

*iG Tecnologia

Terça-feira, 21 de setembro, 2021 ás 22:02


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário