Liberdade de expressão

“É fácil submeter povos livres: basta retirar – lhes o direito de expressão”. Marechal Manoel Luís Osório, Marquês do Erval -15 de abril de 1866

Seja nosso seguidor

Seguidores

17 outubro, 2013

FIFA DIVULGA RANKING, E CABEÇAS DE CHAVE DA COPA DO MUNDO DE 2014 SÃO DEFINIDOS




Sorteio do Mundial do Brasil será realizado em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe
Estão definidas as oito seleções que encabeçarão cada um dos grupos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Como já previamente informado pela Fifa, o critério utilizado foi a posição dos selecionados no ranking da entidade do mês de outubro. E ele foi divulgado nesta quinta-feira, 17/10 revelando, então, as equipes que serão cabeças de chave do Mundial do ano que vem.

Além do Brasil, país sede, as sete melhores colocadas na lista foram às eleitas. Assim, Espanha (1º), Alemanha (2º), Argentina (3º), Colômbia (4º), Bélgica (5º) e Suíça (7º) já estão garantidas no Pote 1 do sorteio que será realizado em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, Bahia.

O Uruguai, sexto melhor colocado no ranking, ainda terá de disputar a repescagem contra a Jordânia para se garantir na Copa. Caso carimbe o passaporte para o Brasil, também será cabeça de chave. Se for eliminado, porém, a Holanda herdará a vaga no principal pote do sorteio. Isto porque a Laranja Mecânica é a atual oitava colocada na lista da Fifa, apenas 0,34 pontos a frente da Itália, nona melhor posicionada.

Curiosamente, potências da história das Copas do Mundo, como a própria Azzurra (tetracampeã), Inglaterra e França - caso se classifique - (ambas com um título), não serão cabeças de chave e correrão o risco de cair em grupos com seleções mais fortes. Por outro lado, selecionados com menos tradição, como Colômbia, Suíça e Bélgica podem ter sua vida facilitada na primeira fase da Copa do Mundo de 2014.

O sorteio para a definição dos grupos do Mundial do Brasil será realizado em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, Bahia. As 32 seleções serão dividas em quatro potes (de acordo com o continente a quem pertencem e ao ranking da Fifa) e distribuídas nas oito chaves. Assim, com exceção da Europa, que possui 13 vagas para o principal torneio de futebol do mundo, não será possível que duas equipes do mesmo continente ocupem a mesma chave.

Até aqui, 21 seleções já garantiram vaga para a Copa. Além do Brasil, país-sede, Holanda, Itália, Bélgica, Suíça, Alemanha, Rússia, Bósnia, Inglaterra, Espanha, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, Austrália, Japão, Coreia do Sul e Irã já têm presença certa no Mundial de 2014.

Ainda restam cinco vagas para a África, quatro para a Europa, uma para o vencedor de Uruguai x Jordânia, e a última para quem passar de Nova Zelândia x México. Portanto, as 32 classificadas só serão conhecidas no dia 20 de novembro, quando será encerrada a disputa das repescagens.

Confira a lista com os principais colocados no ranking (cabeças de chave em negrito):

1º Espanha 1513
2º Alemanha 1311
3º Argentina 1266
4º Colômbia 1178
5º Bélgica 1175
6º Uruguai 1164 - Repescagem
7º Suíça 1138
8º Holanda 1136 (0,95)
8º Itália 1136 (0,61)
10º Inglaterra 1080
11º Brasil 1078
12º Chile 1051
13º EUA 1040
14º Portugal 1036
15º Grécia 983

Fonte: Gazeta Press
Quinta-feira 17 de outubro 2013

15 outubro, 2013

SELEÇÃO RECORRE A TITULARES NO 2º TEMPO PARA BATER A ZÂMBIA NA CHINA




Felipão aproveitou o amistoso contra a Zâmbia, nesta terça, na China, para observar jogadores que ainda não têm posição garantida na Copa. Sete atletas reservas tiveram a chance de começar jogando, entre eles Pato e Lucas. Mas o time só funcionou quando alguns titulares entraram em campo na etapa final. Os dois gols da vitória contra os africanos, 2 a 0, ocorreram após o intervalo, com Oscar e Dedé.

Oscar, que começou no banco, entrou na etapa final e marcou o primeiro gol. Dedé fez o segundo.

Para o amistoso na China, Felipão decidiu tirar suas últimas conclusões pensando no elenco que levará à Copa do Mundo.

A ideia era observar, entre outros, Lucas e Pato, que ainda não se firmaram em seus respectivos times, PSG e Corinthians. Os dois tiveram participação apagada na etapa inicial e foram substituídos no intervalo.

Diego Cavalieri, Lucas Leiva, Dedé, Maxwell e Ramires também iniciaram jogando.

A seleção quase abriu o placar logo a 2 min. Neymar cobrou falta no ângulo, mas o goleiro Mweene conseguiu tocar na bola, que resvalou no travessão.

A fragilidade do adversário facilitou o entendimento dos jogadores da seleção apesar das diversas mudanças.

O primeiro tempo foi morno, com o Brasil tendo maior controle de bola, mas sem levar grande perigo à meta adversária.

"Faltou caprichar na última bola, na finalização", lamentou Lucas.

Para a segunda etapa, Felipão voltou a armar a seleção com um meia. Oscar entrou na vaga de Ramires e deu maior dinamismo ao sistema ofensivo.

Com 13 min em campo, o jogador do Chelsea marcou um belo gol, em chute de longa distância, com desvio na trajetória da bola. Oscar já havia feito golaço no sábado, na vitória da seleção contra a Coreia do Sul.

Sete minutos depois foi a vez de Dedé ampliar a vantagem. O zagueiro do Cruzeiro aproveitou cobrança de falta e cabeceou dentro da pequena área. O time passou a incomodar a Zâmbia, o que não ocorreu nos 45 min iniciais. Cavalieri foi apenas um espectador em campo.

Com 2 a 0 no placar, Felipão fez mais testes no time, promovendo a entrada de Hernanes, Henrique e Bernard.

O time nacional volta a campo em 16 de novembro, no amistoso contra Honduras, em Miami/EUA.

BRASIL 2 X 0 ZÂMBIA

Local: estádio Ninho do Pássaro, em Pequim
Data: 15 de outubro de 2013 (terça-feira)
Gols: Oscar, aos 13 min da 2ª etapa; Dedé, aos 20 min da 2ª etapa.

Brasil

Diego Cavalieri; Daniel Alves, Dedé, David Luiz (Henrique) e Maxwell; Lucas Leiva, Paulinho (Hernanes) e Ramires (Oscar); Lucas (Hulk), Neymar (Bernard) e Alexandre Pato (Jô)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Zâmbia
Mweene; Chama, Himonde, Chongo e Mbola; Mtonga, Lungu, Tembo e Katongo; Mulenga e Mayuka (Chamanga)

Técnico: Patrice Beaumelle


Fernando Duarte Do UOL, em Pequim (China) 

Terça-feira 15 de outubro