Liberdade de expressão

“É fácil submeter povos livres: basta retirar – lhes o direito de expressão”. Marechal Manoel Luís Osório, Marquês do Erval -15 de abril de 1866

Seja nosso seguidor

Seguidores

09 outubro, 2021

MAIS DE 130 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES SE TORNARAM ÓRFÃOS DURANTE A PANDEMIA

 

O Brasil passou sexta-feira (8/9) dos 600 mil óbitos em decorrência da Covid-19. As centenas de milhares de mortes deixaram mais de 130 mil crianças e adolescentes de até 17 anos no país sem um dos seus cuidadores, como pai, mãe ou outro tutor. Uma geração inteira marcada pelo luto causado pela pandemia do novo coronavírus.

 

Um estudo publicado na revista científica "Lancet" estima que o país com o maior número de órfãos da pandemia seja o México, com mais de 140 mil entre março de 2020 e abril de 2021. O Brasil é o segundo, com ao menos 130 mil.

   

"É difícil, porque a gente se vê sozinha. A gente vê outras pessoas que são mãe solos e não imagina o quanto é difícil. O parceiro está ali para dividir as tarefas com você, e era o que meu esposo fazia, e quando a gente não tem mais essa pessoa, fica bem perdida", diz, emocionada.

 

Em Jundiaí, em São Paulo, o projeto "Mães que Acolhem", uma página no Instagram, foi criado para prestar assistência a crianças que perderam um dos pais ou ambos durante a pandemia. O grupo, que conta com advogados, psicólogos e médicos voluntários, oferece apoio psicológico e recebe doação de alimentos e roupas para as famílias. Segundo a advogada Renata Paschoalini, uma das fundadoras do projeto, 69 crianças já foram atendidas desde abril deste ano, todas da região de Jundiaí.

 

No Rio, um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa propõe a criação do "Programa pequenos órfãos da Covid-19", com o objetivo de oferecer auxílio financeiro a crianças e adolescentes que perderam mãe, pai ou tutores durante a pandemia. O valor proposto para o benefício é de 200 reais por criança.

*Agência O Globo

Sábado, 09 de outubro, 2021 ás 11:12


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário