Liberdade de expressão

“É fácil submeter povos livres: basta retirar – lhes o direito de expressão”. Marechal Manoel Luís Osório, Marquês do Erval -15 de abril de 1866

Seja nosso seguidor

Seguidores

16 dezembro, 2014

GDF: ROLLEMBERG ANUNCIA SECRETARIADO


Foi dada a largada para o Governo Rollemberg. O anúncio do secretariado respeita a promessa de campanha de redução do 1º. Escalão, no entanto, suscita, de pronto, a curiosidade em relação aos nomes indicados...

Pelo jeito as relações do executivo com a Câmara Legislativa prometem ser bem diferentes do que se costuma ver. Na lista de secretários não figura o nome de nenhum deputado eleito, o que por sua vez, pode ser entendido como a intenção de Rollemberg em manter uma “distância regulamentar” do poder legislativo local.

Há curiosidades no nome do secretariado do novo governo. Por exemplo: o futuro secretário de Saúde, Dr. Ivan Castelli, ocupou o importantíssimo cargo de Sub-secretário de Atenção a Saúde do governo Agnelo. Ora, se o governador eleito Rodrigo Rollemberg teve e tem atacado tanto a atual Administração, como é que escolhe um secretário oriundo do governo que tanto critica, e logo para uma pasta tão importante.

No mesmo sentido da indicação do Secretário de Saúde, segue a escolha do Secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Salles. Ex-integrante do governo Agnelo, onde ocupou a Presidência da enroladíssima Fundação de Apoio a Pesquisa,Salles agora é escalado para mostrar o serviço que não mostrou à época, ou para dar continuidade ao que começou.

Outro nome curioso é o do futuro secretário de segurança. O Professor Arthur Trindade, é sociólogo de formação. O seu currículo parece ser robusto, no entanto, é difícil compreender como um sociólogo de formação poderá ter a autoridade necessária para comandar as forças de segurança da capital federal. A população de Brasília bem recorda do insucesso na gestão da segurança pública, quando a frente da Secretaria, também se encontrava um outro Sociólogo, Dr. Roberto Aguiar. É só recordar o que aconteceu durante a Operação Tornado na Estrutural.

Mais curiosa, no entanto, foi a indicação de Julio Peres para importante Secretaria Infra-Estrutura e Serviços Públicos. Empresário do ramo da construção civil, Presidente do SINDUSCON-DF, com fortes relações com o ex-governador José Roberto Arruda, inclusive figurando como testemunha do ex-governador, em um dos processos da Caixa de Pandora. Peres, inclusive, chega a ser primo da ex-primeira dama do DF, Flávia Peres, esposa do ex-governador Arruda.

Não obstante, a surpresa do anúncio de alguns novos ocupantes das pastas, o enxugamento do número de secretarias é salutar. No entanto, é necessário que o novo governo detalhe a sociedade a responsabilidade de cada uma das novas secretarias.

GDF: Divulgado os novos secretários


Chefe da Casa Civil: Hélio Doyle

Chefe da Casa Militar: Cláudio Ribas

Secretário de Relações Institucionais e Sociais: Marcos Dantas

Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão: Leany Lemos

Secretário da Fazenda: Leonardo Colombini

Secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização: Antônio Paulo Vogel

Secretário da Justiça e da Cidadania: João Carlos Souto

Secretário de Educação: Júlio Gregário

Secretário de Saúde: Ivan Castelli

Secretário de Segurança Pública e Paz Social: Arthur Trindade

Secretário de Gestão do Território e Habitação: Thiago de Andrade

Secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável: Arthur Bernardes

Secretário de Cultura: Guilherme Reis

Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos: Júlio Peres

Secretário de Desenvolvimento Humano e Social: Marcos Pacco

Secretário de Trabalho e Empreendedorismo: Georges Michel Sobrinho

Secretária da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos: Marise Guebel

Secretário de Agricultura e Abastecimento: José Guilherme Leal

Secretário de Mobilidade: Carlos Tomé

Secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens: Jane Klebia Reis

Secretário do Meio Ambiente: André Lima

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação: Paulo Salles

Secretária de Esporte e Lazer: Leila Barros

Secretário de Turismo: Jaime Recena

Chefe de gabinete do governador: Rômulo Neves

(Com informações de Ullisses Campbell)


Terça-feira, 16 de dezembro, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário